Bosque da Ciência

abril 13, 2008 at 7:08 pm Deixe um comentário

Espaço em plena área urbana oferece uma ótima opção de atividades diversas em contato direto com a natureza.

 

O Bosque da Ciência (BC) chegou a Manaus com o intuito de oferecer, conhecimentos culturais e técnicos científicos promovidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (INPA) para os moradores da capital, além disso, o bosque é um dos pontos de referência turística cujas principais atrações são o tanque de Peixe-Boi, Viveiro de Ariranhas e o Lago Amazônico.

Na Inauguração, no dia primeiro de abril de 1994, o Bosque fez parte da comemoração do 40º aniversários do Instituto de Pesquisa do Amazonas (INPA) que tem 379.868,41m2, na área urbana de Manaus.

 Durante esses 13 anos de bosque da ciência, segundo o diretor Jorge Luiz Ramos Lobato o número de visitas em 1995 era de 52 mil pessoas, diferença de quase 100% com relação a 2007 que é de 90 mil visitas. No entanto, em 2003 a 2006 houve uma queda com aproximadamente 36 mil visitas durante esses três anos, isso significa que aos poucos o instituto conquistou seu espaço e se tornou ponto de referência para qualquer tipo de atividade educacional. Segundo pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (NPCHS/INPA), Hugo de Mesquita, o aumento de visitas no bosque aconteceu devido à implantação de projetos que envolvesse toda população. “O diretor Adalberto Luiz Val juntamente com outros dirigentes planejaram atividades para que a sociedade pudesse participar”. Explicou. Além da educação ambiental, Hugo conta que toda estrutura do bosque foi reformada para receber os visitantes.

Dentre os objetivos de proporcionar à população uma opção de lazer, a localização na área urbana trás mais oportunidade para as pessoas terem acesso a educação ambiental que desperta nos visitantes o interesse pela preservação, pela diversidade de espécies tanto na fauna quanto na flora e incentivo a pesquisa de caráter escolar e acadêmico.

Projeto para jovens e crianças

O laboratório de psicologia e educação ambiental do INPA oferece às crianças e adolescentes uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos através de projetos como “Pequenos guias do Bosque da Ciência” e “Jovem pesquisador”.

O projeto “Pequenos Guias do Bosque da Ciência” é coordenado pela pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA), Maria Solange, que tem o objetivo de envolver crianças com idades entre 10 a 14 anos em projetos como estes para despertar desde cedo a conscientização ambiental e até mesmo um possível interesse profissional. “O projeto surgiu em 1994, neste período, o bosque estava com alguns problemas com a vizinhança devido a invasões, a partir daí eles tiveram a idéia de trabalhar com crianças dessas famílias para despertar a conscientização ambiental”, explicou Solange.

Já o “Projeto Jovem Pesquisador”, coordenado pela pesquisadora do (LAPSEA) Fernanda Bandeira envolve crianças com idade a partir de 12 anos. Segundo a pesquisadora, os alunos procuram o bosque como fontes de pesquisa para realizar trabalhos escolares e acabam despertando interesses em projetos científicos.

 

Roteiro Turístico

O Bosque da Ciência recebe pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo entre os países que já visitaram o BC segundo Hugo Mesquita são Japão, Espanha, Guyana e Cingapura.

A duração do passeio é de uma hora, durante esse tempo o visitante tem o contato direto com espécies exclusivas da Amazônia como o Tanque dos Peixes-Boi. O BC também oferece caminhada pela Trilha Suspensa, Viveiro de Ariranhas, Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca, Casa da Madeira, Recanto dos Inajás, Condomínios das Abelhas, Abraço da Morte, Paiol da Cultura, Lago Amazônico, Viveiro dos Jacarés, Orquidário, Bromeliário, Fauna livre e Trilha Educativa.

Visitas

O Bosque da Ciência na Avenida Otávio Cabral, s/nº. Entrada também pelo INPA, bairro Aleixo, Avenida André Araújo. Aberto de terça-feira a domingo, no horário de 8h às 12h e de 14h as 17h.

Mais informações pelo site www.inpa.gov.br ou pelo telefone 3643 3377.

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Pra rir um pouco… De férias

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2008
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Most Recent Posts